Membro

União de Blogueiros Evangélicos

Exemplo de Liderança - Josebe-Bassebete

on sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010



2 Samuel3:8 Estes são os nomes dos poderosos que Davi teve: Josebe-Bassebete, filho de Taquemoni, o principal dos capitães; este era Adino, o eznita, que se opusera a oitocentos, e os feriu de uma vez.


Pense bem, 800 homens?????
Imagina a Cena!


Fico pensando, o que fazia os valentes de Davi seres tão especiais, tem horas que eu comparo aos anjos, pois tamanho poder não é algo comum de ser ver hoje em dia. Pesquisei bastante sobre esse cara, mais achei muito pouco ou nada praticamente, mais ele é importante, porque Deus mostrou o seu nome na Bíblia e seu feito heróico.
Bem, sabemos que ele era Capitão da tropa de Valente, ou seja, ele era no mínimo o mais antigo, ou o mais destemido de todos, para liderar essa tropa certamente ele tinha algo de diferente, pois os valentes de Davi eram muito parecidos uns com os outros valentes, tanto em coragem, ousadia e disposição!


Vamos aos fatos, aonde estava os outros soldados quando este estava lutando?
Talvez arrumando o chão para receber mais corpos enquanto este ia com a matança!
Mais pensemos um pouco, será que não te daria medo de enfrentar um monte de soldados praticamente sozinho? Vemos ai a primeira grande lição, um líder não deve ter medo diante as batalhas!
Eu acredito que ele deveria estar de pé antes da luta passando uma mão na outra e chega babando para começar o combate. Qual tipo de líder você tem sido??? valente ou covarde, que corre ao ver o exército?
Lembro de um trecho de um livro que fala sobre a Guerra dos 7 dias se não me engano, e em uma passagem delas um general( acho que Egípcio) de uma brigada de blindados com grande numero de carros ouviu em uma noite um barulho tão grande do lado dos Israelitas que ordenou aos seus soldados a abandonarem seus tanques e fugirem pois Israel vinha "pesadão" como dizem aqui no Rio de Janeiro, quando na realidade vinha apenas uma coluna pequena de blindados.


Como você tem Liderado? você antes de ver a batalha já foge dela? você é do tipo que fica ouvindo o que os outros te dizem. " Olha , esse grupo ai de louvor nunca deu certo", e outras mais que ouvimos os próprios Irmãos da Igreja lançarem sobre nós, tem sempre um abençoado de língua grande pra fazer barulho, antigamente o povo até gostava de barulho, saia todo mundo gritando pra assustar.
Entenda que quem faz muito barulho está com as calças toda borrada, literalmente "cheia de coco" e encontra no grito e no barulho uma forma de aliviar ou de esconder os seus medos, pessoas que fazem muito barulho( barulho em relação a falar de mais, não no sentido literal)  não estão debaixo da visão de Deus, e vemos constantemente que esse povo que faz muito barulho, tem a vida toda desregrada, pois quem realmente serve a Deus faz barulho de GLÓRIA, de LOUVOR e palavras que EXALTAM o nome do Senhor. Não deixe que meia dúzia de crentes sem-vergonha ou de qualquer outro tipo de pessoa com sua gritaria faça você sair da Direção que Deus tem colocado no Seu coração, e esteja sempre dentro da Visão. O diabo vai gritar para não perder as almas, ele vai fazer muito barulho, mais se você tiver a coragem de Josebe-Bassebete Você será um líder de Excelência na presença do Mestre.


Veja a Cena, Imaginemos ( porque a bíblia não fala do povo que atacava) que o Exército filisteu saiu correndo gritando pra cima de Josebe-Bassebete e do povo de Israel, fala sério, daria vontade de correr mesmo, mais voce quando está cheio da presença de Deus, cheio do Espírito de Deus, ele opera através de sua vida, não só porque voce merece, mais sim porque voce se colocou na posição de vencedor. Me lembro que a um tempo atrás um amado irmão me fez a seguinte pergunta: 
" Quem é o animal mais Forte da Selva?" Ai voce pensa, o leão... Enganado, o Animal mais forte da Selva é o Elefante, depois vem Rinoceronte, etc e etc até chegar ao Leão.


Qual é a Lição? O Leão acorda todo dia e diz pra si mesmo: " Eu serei o mais forte..." e então vemos que ele supera todo o animal da selva pois ele decidiu dentro de seu coração ser o mais forte.


Qual tipo de líder você tem sido? Líder Elefante ou Leão ?


Josebe-Bassebete e os outros valentes não eram os melhores homens da terra, nem os mais fortes, mais eles decidiram em seu coração ser como o Leão, e então através de sua coragem, honra e fidelidade Deus operava milagres na vida deles. Será que isso merece um glória a Deus?


Querido, decida ser o melhor, e o mais forte para seu ministério, para seu grupo, ou até mesmo no seu trabalho, voce assim terá no mínimo 70% de chance de êxito em tudo o que fizer, pessoas determinadas alcançam patamares maiores do que a maioria do povo. Eu costumo dizer que " NÓS SOMOS AQUILO QUE PENSAMOS SER, E SÓ ALCANÇAMOS AQUILO QUE PENSAMOS SER CAPAZES DE ALCANÇAR" ( essa frase é minha, da os créditos) Então se voce se ver como um elefante, voce será um covarde, um cara que vai fugir de ratinhos na primeira oportunidade, vai abandonar o ministério que Deus te deu na primeira batalha.


Josebe-Bassebete Manteve a posição enquanto a batalha acontecia , Deus não tem prazer em covardes, ou em pessoas que olham pra trás ou que desistem daquilo que ele deu para fazermos, Meu paistor Alexandre Macedo de Oliveira costuma dizer que Deus não fez armadura para a parte das costas porque Deus não se agrada de quem desiste, e veja lá em Efésios se não é verdade...


Eu fico imaginando o valente dobrando levemente os joelhos em posição de ataque, com sua espada apontada para frente na altura de seus olhos, esperando aquele monte de gente vindo em sua direção, imagino que em momento algum ele pensou em Desistir da sua luta, ele sabia que tinha um povo, que tinha um Rei que precisava dos serviços dele e que contava com ele, e assim meu irmão Deus tem esperado de voce que voce seja um valente para os teus irmãos, para incentivá-los a continuar a caminhada, e a prosseguir no evangelho apesar de todas as lutas, e fala sério é chato quando tem alguém que te coloca pra baixo, então anime seus irmãos, o melhor modo de voce pregar é viver então não desista nunca para que os que dependem  e esperam de voce possam se tornar como voce!


O Milagre acontece
Matou então Josebe-Bassebete 800 homens em apenas um combate.
a provisão de Deus foi algo sobrenatural neste dia, será que não tinha arqueiro, ou alguém para tacar uma pedra em Josebe-Bassebete? talvez sim, e dentro da Igreja tem muito disso, mais um líder de verdade busca a santidade, está sempre em oração e isso faz com que as setas do capeta não peguem em nós, Deus nos livra do mal através da busca de intimidade com Deus, os valente estavam sempre com o seu Rei, sempre a sua direta e a sua esquerda protegendo o Rei, o Rei confiava neles, e Deus hoje tem confiado a voce meu querido ser um valente dele, alguém que não vai ter medo de entrar em uma Aliança de milagres para Que Deus possa através da sua vida ganhar e fazer discípulos para nosso Senhor Jesus, tenha intimidade com o Rei e ele vai operar grandemente em sua vida!


Seja um exemplo de líder ou de pessoa por onde voce for, e onde for no seu ministério. Certamente Deus lhe dará a benção de ser lembrado para sempre, assim como Josebe-Bassebete é lembrado até o dia de hoje, Deus vai te dar posição de destaque e seu nome será lembrado por bastante tempo!


Faça Discípulos, ganhe almas, isso é uma questão de sobrevivência


Deus te Abençoe


Marco A Ferreira

1 comentários:

Eduardo Martins disse...

Marco, já postei o video do Esquadrão Cegonhas, obrigado pela dica... Caso os conheça, por favor repasse o blog. até mais... Eduardo Martins - www.hangaraberto.blogspot.com

Postar um comentário

qualquer comentário que desagrade o autor será removido sem prévio aviso